Dica de Alimentação

30/04/2015

O futebol é o esporte coletivo mais praticado no mundo. É disputado num campo retangular por duas equipes, de onze jogadores de cada lado. O comprimento da linha lateral deverá ser superior ao comprimento da linha de fundo. Comprimento: mínimo 90m; máximo 120m. Largura: mínima 45m; máxima 90m.O campo de jogo será marcado com linhas. Estas pertencerão às zonas que demarcam. Denominadas linhas laterais, linhas de fundo, linha central, área de meta, área penal 11m de distância do ponto médio da linha entre os dois postes. Em cada canto do campo será colocado um poste de altura mínima de 1,5m (bandeirinha). No travessão a distancia entre os postes será de 7,32m e a distância da borda inferior do travessão ao solo será de 2,44 m. A bola sua circunferência será de no máximo 70cm e mínimo de 68cm; seu peso será de no máximo 450g e no mínimo 410g no início da partida. 


O jogo intenso e competitivo do futebol causa uma depleção de glicogênio hepático e muscular tornando importante essa reposição principalmente pós os treinos. O recomendado é a ingestão de glicose com frutose pós o treino com água gelada. E durante é importante ressaltar a reposição hídrica bebidas que contenha sacarose e glicose água e sódio durante a partida.Como o futebol é uma atividade intermitente de alta intensidade que requer considerável força e resistência aeróbica é importante ingerir proteínas em quantidades adequadas. (Carnes, leite, ovo, queijos)As gorduras não podem ficar de lado, porém deve-se tomar cuidado com alta ingestão, elas fazem parte do metabolismo oxidativo anticarcinogênenicos, participando de diversas reações bioquímicas importantes para melhora de performance. 

Algumas vitaminas e minerais têm papel importante no metabolismo energético, assim, a deficiência de um ou mais desses micronutrientes, pode impedir a capacidade tanto aeróbica quanto anaeróbica do exercício e do jogador. Elas são encontradas em frutas, vegetais e legumes.A importância de assegurar a ingestão adequada de líqüidos, tanto quanto o equilíbrio eletrolítico, pode garantir a performance e reduzir os riscos de problemas associados ao calor.Uma dieta equilibrada e perfeita é difícil de fazer mas o mais próximo do ideal possível aperfeiçoa o metabolismo e com certeza a capacidade do atleta. 

Suplementos usados por jogadores de futebol Complexo B, magnésio, cálcio, cromo, cobre, vitamina C, bebidas isotônicas, maltodextrina, dextrose, BCAA, Whey protein, Albumina, CLA, Creatina, hipercalóricos, glutamina, multivitaminico, taurina, inositol, carnosina, HmB, etc. 

Em relação aos alimentos um jogador de futebol deve ingerir: Grupo de pães 11 porções, grupo de vegetais 5 porções, grupo de frutas 4 porções, grupo de leite 3 porções e grupo de carnes 3 porções diárias.Para cada tipo de pessoa existem os alimentos e suplementos que melhor se enquadre ao seu tipo Físico e quantidades apropriadas que lhe dará um melhor resultado, consulte seu nutricionista. 

Dra. Janete Neves 

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